Com 9 milhões de eleitores, a capital paulistana concentra 27% dos votantes do Estado de São Paulo. Neste ano, a cidade possui dez candidatos que disputam a prefeitura nas eleições municipais. Oeste foi às ruas para entender o que pesa mais para o eleitor paulistano na hora de avaliar quem vai administrar a sua cidade.
O primeiro turno do pleito municipal vai ocorrer em 6 de outubro. Já o segundo turno, se houver, será realizado no dia 27 do mesmo mês na capital e nos municípios com mais de 200 mil eleitores.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Maior colégio eleitoral do país, o Estado de São Paulo tem 34 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024. Os paulistas representam 22% do eleitorado do país, que totaliza 155 milhões de pessoas, segundo dados de julho publicados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Eleições 2024: saiba como checar a convocação para atuar como mesário
O prazo para os juízes finalizarem os editais com a lista de mesários para as eleições de 2024 terminou em 7 de agosto. Os cartórios eleitorais notificam os nomes escolhidos por meio de cartas, e-mails e aplicativos de mensagens.
Apesar das alternativas, o TSE sugere aos eleitores que entrem em contato com o cartório eleitoral no qual está inscrito para checar a situação. A Corte Eleitoral também recomenda a checagem no Diário da Justiça Eletrônico do Estado.
As funções do mesário estão centralizadas na identificação do eleitor, no colhimento da assinatura/biometria e na entrega do comprovante de votação. Além disso, os mesários registram as ocorrências e controlam a circulação de pessoas.
- Leia mais: “Projeto que libera venda de cigarros eletrônicos só deve ir para a Câmara depois das eleições“
O presidente da mesa receptora deve tirar as dúvidas dos eleitores e manter a ordem no espaço. A pessoa que exerce essa função tem permissão para usar a força pública quando necessária.
Na ausência de algum mesário, o presidente deve eleger um eleitor para poder desempenhar as atividades requisitadas. Os nomes convocados também ajudam na organização do pleito e na checagem da integridade das urnas.
As eleições de 2024 vão definir prefeitos e vereadores para mais de 5,5 mil cidades. Cerca de 150 milhões de pessoas vão às urnas para poder votar.