Em meio a protestos, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira, 1º, que prendeu 1,2 mil pessoas contrárias ao resultado das eleições presidenciais de 28 de julho. Organizações internacionais já declararam que o pleito foi fraudulento.
Maduro prometeu prender outras mil pessoas que contestaram a sua reeleição. Ele afirmou que o destino de todos será as prisões de segurança máxima do país.
“Todos os criminosos fascistas vão para Tocorón e Tocuyito, para prisões de segurança máxima, para que paguem pelos seus crimes perante o povo”, disse ele a um grupo de pessoas.
Assista ao vídeo sobre as prisões que o ditador publicou em seu perfil nas redes sociais, na noite desta quinta-feira, 1º:
Todos los criminales fascistas se van para Tocorón y Tocuyito, a cárceles de máxima seguridad para que paguen sus crímenes ante el pueblo. pic.twitter.com/zfXYBSB5v3
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) August 2, 2024
A Venezuela enfrenta uma crise política depois de o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), sob o comando do governo, declarar Maduro reeleito para o seu terceiro mandato. Tanto a oposição, que tem María Corina Machado e Edmundo González como líderes, quanto observadores da comunidade internacional se manifestaram contra o resultado eleitoral. Acusações incluem falta de transparência da CNE.
Leia também: “Funcionário de alto escalão dos EUA afirma que oposição derrotou Maduro“
Há pedidos para a divulgação dos resultados das urnas. Os dados revelam que o candidato da oposição, Edmundo González, venceu o pleito, com 7.119.768 votos (67%), enquanto o atual presidente, Nicolás Maduro, teria obtido 3.225.819 (30%).
Protestos contra Nicolás Maduro
Com a revolta da população, protestos se espalharam pela Venezuela. De acordo com ONGs, pelo menos 12 pessoas morreram até ontem. Para tentar acalmar a população, a Suprema Corte da Venezuela, formada por aliados de Maduro, convocou os dez candidatos à Presidência, incluindo Maduro e González, para uma auditoria das eleições nesta sexta-feira, 2.
“Admite-se, assume-se e inicia-se o processo de investigação e verificação para certificar os resultados do processo eleitoral”, afirmou Caryslia Rodríguez, presidente da Suprema Corte.
Na última quarta-feira, 31, Maduro declarou que María Corina Machado e Edmundo González deveriam “estar atrás das grades”. Ele afirmou que “a justiça chegará para eles”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Igualzinho ao 08/01.
Ele é do tipo que depois que bate a meta, dobra a meta.
envio de manifestantes para a cadeia na Venezuela pelo seu Ditador, lembra mui o que aconteceu em outro pais sul americano e seu ditador.
Já era esperado. EUA, Brasil, Venezuela, um imita o outro
Qualquer semelhança NÃO é mera coincidência.
Cada um tem o Xandão que merece.
Esse abutre ditador, sanguinário e carniceiro, e os seus cúmplices, é que merecem ficar atrás das grades pelo resto dos seus dias.
Pobre povo venezuelano.
Maduro e Moraes, Moraes e Maduro, criminosos de mesma psicopatologia que, infelizmente, nós brasileiros e venezuelanos conhecem bem!
Acrescentam-se membros do Judiciário, das FA, da imprensa e das academias!
Esse é o mundo real, há milênios que a humanidade experimenta essas cruéis, porém reais distopias!
Na Venezuela, MADURO, aqui no Brasil, ALEXANDRE DE MORAES. DOIS DITADORES, DOIS GENOCIDAS, DOIS ASSASSINOS. POVO BRASILEIRO, VAMOS À LUTA, NEM QUE MORRA, PRECISAMOS DERRUBAR O GENOCIDA MORAES E O ASSASSINO LULADRÃO. QUE VERGONHA! O POVO VENEZUELANO DE VERDADE ESTÁ NOS DANDO UM BANHO DE PATRIOTISMO E QUERER A LIBERDADE E NÃO ACEITAR A TIRANIA. GUERRA CIVIL JÁ. QUE O GADU NOS GUIE PARA A VITÓRIA CONTRA ESSA CORJA, ESSES BANDIDOS DO STF. NEM QUE MORRA!
Aqui quanto lá, cuja oposição agiu sem violência física (com exceção dos vândalos que depredaram o patrimônio público), os quais sequer tinham armas e foram e estão sendo condenados a penas maiores de 15 anos apenas por dano ao patrimônio, com essa pena deveriam ter de fato agido com violência e partido para a ignorância com armas e tudo, aí a pena se justificaria. Que falta faz um sniper bem treinado.
Merece um tiro no meio da testa e em todos que são seus amigos, Vagabundo!