publicidade
Política

Janja usou avião da FAB para visitar escola de samba e levou 6 assessores

Primeira-dama esteve na Acadêmicos de Niterói, que recebeu R$ 9,6 mi em recursos públicos, mas foi rebaixada no Carnaval carioca

Janja ia desfilar na Acadêmicos de Niterói, mas desistiu de última hora | Foto: Reprodução/Acadêmicos de Niterói

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, viajou ao Rio de Janeiro em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para visitar o barracão da Acadêmicos de Niterói, escola de samba que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no desfile deste ano. Ao menos seis assessores foram deslocados de Brasília para acompanhar a agenda.

A visita ocorreu em 6 de outubro. No mesmo dia, Janja participou, à tarde, de um evento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ao lado da ministra Luciana Santos, que também estava na aeronave da FAB. As informações são do portal Metrópoles.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Estavam no voo a assessora de imprensa Taynara Pretto; o fotógrafo Cláudio Adão dos Santos, conhecido como Claudinho; o ajudante de ordens Edson Antônio Moura Pinto; e as assessoras Julia Camilo Fernandes Silva e Carla Costa Alves. Todos são vinculados ao Gabinete Pessoal do Presidente da República e receberam diárias pela viagem.

Também integraram a comitiva aérea a ministra Luciana Santos, acompanhada de três assessores; a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial; e uma militar da Aeronáutica. A assessora Francine Ferraz Gunther, do cerimonial da Presidência, viajou em voo comercial.

“Ó, vou contar um segredo para você: meu marido está apaixonado pelo samba. Aí, todo mundo que chega em casa, ele diz: ‘Bota o samba para a pessoa ouvir, bota o samba’”, disse Janja durante a passagem pelo barracão. Em vídeo divulgado nas redes, ela aparece durante conversa com costureiras e quando cumprimenta dirigentes da escola.

As ministras Anielle Franco e Luciana Santos aparecem ao fundo. Em suas agendas oficiais, as duas registraram, em 6 de outubro, a participação no lançamento da Conferência da Década dos Oceanos de 2027, promovido pelo MCTI no Palácio da Cidade. Janja também esteve no evento, mas não incluiu o compromisso em sua agenda oficial.

Em seu discurso, a primeira-dama declarou: “A Década da Ciência Oceânica nos convoca a transformar a relação entre humanidade e mar com base em ciência, equidade e solidariedade. E, sobretudo, na equidade de gênero, porque não há justiça climática sem justiça de gênero.”

Janja voltou à escola de samba para ensaio antes de desfile

Além da visita em outubro, Janja retornou ao barracão da Acadêmicos de Niterói em fevereiro, para o último ensaio antes do desfile. Até o momento, porém, não há confirmação sobre o uso de aeronave da FAB nessa ocasião, já que os registros de voos ainda não foram divulgados.

Conforme já noticiado, a Acadêmicos de Niterói recebeu ao menos R$ 9,6 milhões em recursos públicos para o desfile deste ano. O presidente da escola, Wallace Palhares, esteve no Palácio do Planalto pelo menos duas vezes em outubro de 2025. Janja chegou a considerar desfilar pela escola, mas desistiu às vésperas da apresentação.

Com o enredo Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil, a agremiação obteve 264,6 pontos — a menor pontuação entre as escolas do Grupo Especial do Carnaval carioca — e acabou rebaixada.

Leia mais sobre:

9 comentários
  1. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Mas que putaria política, os impostos dos brasileiros lembram os pagamentos de um bordel de luxo. Paga se muito pelo prazer , enquanto milhões apenas contemplam a orgia.

  2. FATIMA
    FATIMA

    Esse desgoverno é uma pouca vergonha. Imoralidades sem fim.

  3. Donizeti Quiozini
    Donizeti Quiozini

    ” Do alto do mulungu….”, taí, prá quem conhece, história prá boi dormir.

  4. Lucia campos
    Lucia campos

    Mais de dez milhões no lixo ! Vergonha !Tem um povinho q merece ! Faz o L para esse Bolo Fecal …

  5. PCC
    PCC

    Como o Brasil pode chegar a este ponto, ser governado por um ladrão e por essa pilantra.

  6. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    A Biscateira e a FAB submissa! próxima novela da GROBELIXE!

  7. Doutor Adão
    Doutor Adão

    Ô paizinho de mherda !! Uma biscathe dessas andando de jatinho da FAB pra vistoriar escola de samba !! É o fim da picada !!

  8. Patrícia Oliveira
    Patrícia Oliveira

    Rebaixamento foi pouco. E que discurso vazio dessa primeira dama. Parece que tirou do um site criador de lero lero.

    1. Patrícia Oliveira
      Patrícia Oliveira

      Ah! Sem falar na esbórnia com o nosso dinheiro. Revoltante 😡

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.