publicidade
Política

Esquerda se une e usa a 'Folha' para cobrar debates na TV

Seis partidos reclamam da ausência de discussões entre candidatos

partidos da esquerda X emissoras de tv - debates
TV Bandeirantes exibiu debates entre candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro. Partidos da esquerda querem que outras emissoras sigam o mesmo caminho | Foto: Reprodução/Band

Seis partidos reclamam da ausência de discussões entre candidatos

partidos da esquerda X emissoras de tv - debates
TV Bandeirantes exibiu debates entre candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro. Partidos da esquerda querem que outras emissoras sigam o mesmo caminho | Foto: Reprodução/Band

A esquerda brasileira está unida. Ao menos na defesa da realização de debates eleitorais na TV entre candidatos às eleições 2020. Posicionamento esse tornado público neste domingo, 25, em artigo publicado na Folha de S. Paulo, jornal que já deu vez a colunista que desejou as mortes de Jair Bolsonaro e Donald Trump.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “PT vai usar horário eleitoral para fazer defesa de Lula”

O conteúdo é assinado em conjunto pelos presidentes de PT, PDT, PSB, Rede, PCdoB e Psol. Na Folha, as seis agremiações que representam a esquerda brasileira alegam que a ausência de debates eleitorais resulta em “democracia derrotada”. Até o momento, somente a TV Bandeirantes realizou encontro com postulantes às prefeituras de algumas das principais cidades do país.

Apesar de o país conviver desde março com a pandemia provocada pelo vírus chinês, situação em que figuras da esquerda encamparam o movimento do #FiqueEmCasa e políticas de isolamento social, os partidos reclamam agora da postura adotada por emissoras de televisão. Isso porque veículos de comunicação como Record TV, Rede TV e Rede Globo anunciaram que não irão promover debates devido à ausência de protocolos de segurança contra a disseminação do novo coronavírus.

“O argumento das emissoras de TV, de cancelar os eventos em razão da pandemia de covid-19, não se sustenta e traz um sério questionamento: estaria o interesse coletivo à mercê da vontade política de alguns meios de comunicação, mesmo sendo eles concessões públicas?”, questiona trecho do texto assinado por Carlos Lupi, Carlos Siqueira, Gleisi Hoffmann, Juliano Medeiros, Luciana Santos e Pedro Ivo. Eles são, respectivamente, presidentes de PDT, PSB, PT, Psol, PCdoB e Rede.

Segundo movimento

O artigo publicado na Folha de S. Paulo não é o primeiro movimento da esquerda na defesa da realização de debates televisivos entre candidatos. Na Câmara dos Deputados, dois parlamentares do Psol de São Paulo apresentaram projeto de lei que visa obrigar emissoras de rádio e televisão a produzir e exibir esse tipo de evento político.

Oeste nas eleições 2020: Confira as últimas notícias sobre o tema

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. EDSON MONTEIRO DA COSTA
    EDSON MONTEIRO DA COSTA

    Estão sentindo que serão dizimados nestas eleições,
    Então querem palco para poder aparecer.
    E com (ajuda) dos mediadores, enganarem os viciados em TV.

  2. Barros
    Barros

    Essa esquerda é o símbolo do atraso do Brasil. Causa-me pasmo como ainda há gente que tem coragem de votar nesses crápulas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.