publicidade
Política

Candidato à Presidência visita Tayayá Resort

Local já pertenceu ao ministro do STF Dias Toffoli; gravação no local aborda suspeitas de favorecimentos e usa analogia com jogos de cassino para explicar supostas irregularidades

Resort Tayaya, que foi de propriedade de Dias Toffoli | Foto: Resort Tayaya
Resort Tayaya, que foi de propriedade de Dias Toffoli | Foto: Resort Tayaya

O candidato à Presidência pelo Partido Missão, Renan Santos, gravou um vídeo no Tayayá Resort, em Ribeirão Claro, no norte do Paraná. O local ganhou projeção nacional por ligações societárias passadas com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e seus familiares.

Santos esteve no resort com Pedro Deyrot, pré-candidato a deputado federal pelo Paraná pelo mesmo partido. O vídeo foi publicado nas redes sociais. Nele, os dois comentam episódios que, segundo afirmam, levantam suspeitas de irregularidades e favorecimento que envolvem autoridades e interesses econômicos.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

No vídeo, Santos e Deyrot citam nomes de políticos e empresas para sustentar sua crítica ao que chamam de relações entre interesses econômicos e decisões institucionais. Ele menciona o ministro Dias Toffoli, a empresa JBS e o Banco Master.

Tayayá no centro de questionamentos sobre Toffoli

O Tayayá Resort figura no centro de questionamentos sobre a relatoria de Toffoli em inquéritos que envolvem o Banco Master. O magistrado vendeu parte de sua participação no empreendimento a um fundo de investimento ligado ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro. Mensagens e extratos obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo revelam que o fundo destinou R$ 35 milhões ao resort. Embora o ministro negue ter recebido valores de Vorcaro ou de seu cunhado, o pastor Fabiano Zettel, os documentos mostram aportes milionários coordenados entre os fundos Leal e Arleen nas mesmas datas em que o Arleen ingressou na sociedade do Tayayá.

Leia também: “Vorcaro gastou R$ 220 milhoes em festa com Coldplay e Andrea Bocelli

A relação dos Toffolis com o projeto remonta a 2006, quando um primo do ministro incorporou o terreno. Irmãos de Toffoli, incluindo um engenheiro e um padre, atuaram como dirigentes da empresa que controlava o resort. Enquanto a ordem constitucional exige transparência, o emaranhado de renegociações bancárias e investimentos cruzados com figuras investigadas pela Polícia Federal amplia a pressão sobre a conduta ética do magistrado no topo do Judiciário brasileiro.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.