publicidade
Política

Câmara de São Paulo instala CPI dos Pancadões

Proposta do vereador Rubinho Nunes (União Brasil) busca investigar quem lucra com as festas clandestinas na capital paulista

De acordo com o vereador Rubinho Nunes, moradores de São Paulo reclamam constantemente com o som alto das festas clandestinas, especialmente aos fins de semana | Foto: Divulgação/Câmara Municipal de São Paulo
De acordo com o vereador Rubinho Nunes, moradores de São Paulo reclamam constantemente com o som alto das festas clandestinas, especialmente aos fins de semana | Foto: Divulgação/Câmara Municipal de São Paulo

A Câmara Municipal de São Paulo instalou, nesta terça-feira, 13, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pancadões. Proposta pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil), a iniciativa tem como objetivo investigar quem organiza, financia e lucra com as festas clandestinas nas ruas da capital paulista.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

De acordo com Rubinho, moradores de São Paulo reclamam constantemente do som alto das festas clandestinas, especialmente aos fins de semana. O parlamentar também afirmou que há relatos de prostituição e tráfico de drogas nos locais onde os pancadões ocorrem.

Rubinho Nunes justificou o projeto ao afirmar que o ‘uso de drogas compromete diretamente a capacidade de julgamento dos professores de São Paulo’ | Foto: Bruno Wilker/Arquivo pessoal
Vereador Rubinho Nunes | Foto: Bruno Wilker/Arquivo pessoal

A primeira CPI instalada na Câmara de São Paulo em 2025

A comissão, que terá como relator o vereador Lucas Pavanato (PL), é a primeira instalada em 2025 na Câmara Municipal de São Paulo. As reuniões vão ocorrer todas as quintas-feiras.

Lucas Pavanato foi o vereador mais votado do Brasil nas últimas eleições municipais | Foto: Reprodução/Redes sociais
Lucas Pavanato foi o vereador mais bem votado do Brasil nas últimas eleições municipais | Foto: Reprodução/Redes sociais

O vereador Sargento Nantes (PP), que integra a CPI, afirmou que os parlamentares paulistanos precisam descobrir quem são os responsáveis pela organização das festas clandestinas. “Não é somente o problema de perturbação de sossego”, disse. “Precisamos preservar nossos jovens.”

Vereadores de esquerda tentaram barrar a CPI 

Os parlamentares paulistanos aprovaram a CPI em 15 de abril. Na ocasião, a sessão foi marcada por resistência por parte de vereadores de esquerda, que tentaram obstruir a aprovação da comissão. Apesar disso, a maioria dos políticos entendeu que há urgência em debater o tema a aprovou a proposta.

Para Rubinho, os pancadões não são festas. “São estruturas ilegais, alimentadas pelo crime organizado”, disse. “É uma crise urbana que impacta diretamente as comunidades mais vulneráveis. E, ainda por cima, as famílias precisam conviver com noites de caos, tráfico à luz do dia e menores sendo aliciados.”

Leia também:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.