Fernando Nascimento Silva Neto, antigo “faz-tudo” do ex-ministro José Dirceu (PT), opera o Atualbank. Trata-se de uma instituição que tem um lastro falso de R$ 8,5 milhões. A reportagem é do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no sábado 31.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo o Estadão, Neto percorre o Palácio do Planalto, a Esplanada e o Congresso Nacional com o objetivo de fazer lobby e de oferecer serviços em reuniões fora de agendas públicas.
Além disso, o Atualbank usa documentação falsa do Tesouro Nacional, tem “laranjas” envolvidos na fundação e é ligado a Walter Dias Magalhães — estelionatário condenado em primeiro grau pela Justiça de Mato Grosso e investigado por outros crimes.
Amigo de José Dirceu é filiado ao PT
Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2004 e dirigente da sigla em Brasília, Neto passou a exibir prestígio na capital federal. Ele posa com governistas e ganhou o título de “doutor honoris causa” de uma faculdade privada.
O Atualbank diz ter um capital social bilionário. O valor, contudo, é lastreado em uma suposta letra de crédito do Tesouro Nacional.
Ao Estadão, o Tesouro informou que o documento é falso e frisou que o uso deve ser objeto de investigação da Polícia Federal (PF).
Ajuda do ministro petista
Neto teve ascensão depois que ganhou das mãos de José Dirceu uma procuração para representar o ex-ministro “em quaisquer repartições públicas federais, estaduais e municipais, inclusive no Ministério da Justiça, na Câmara e no Senado”. Nessas repartições, ele podia “requerer, alegar e assinar o que for necessário”.
Dirceu assinou a procuração na véspera do dia em que se entregou à PF para cumprir pena no âmbito da Lava Jato.
Com a procuração, Neto passou a ser o braço direito de José Dirceu em Brasília. Ele se anunciava como “assessor especial”, “amigo” e até “filho de criação” do ex-ministro petista.
O documento só foi revogado mais de cinco anos depois, em setembro de 2023. Em nota, a assessoria de José Dirceu informou que a revogação se deu depois de o ex-ministro “tomar conhecimento de indícios de que Neto estaria falando em seu nome”.
Banco que não é banco
Na prática, o Atualbank não é exatamente um banco. Trata-se de uma empresa que informou à Receita Federal que atua como “consultoria em tecnologia da informação, administração de cartões de crédito, correspondentes de instituições financeiras e consultoria em gestão empresarial”.
Ex-faz-tudo de José Dirceu fez visitas ao Planalto
Ainda segundo o Estadão, Neto esteve no Palácio do Planalto ao menos oito vezes em um período de um ano e meio. As visitas foram feitas durante o governo Lula. Contudo, o amigo de José Dirceu não aparece nas agendas oficiais como convidado.
Lavador de grana do PT.
Mais enrolado do que carretel!
Dirceu mesmo iniciando sua prisão ,passou a procuração ao comparsa para continuidade dos seus negócios em vários órgãos e repartições governamentais.Parace piada outra vez.
E estão atrás de car5ao de vacina falsificado.Parece piada.
Viva a podridão, viva.
Cambada de sacanas, que debocham do povo brasileiro….
Vergonhoso
Trânsito livre para delinquir. Faz parte do PT. O intocável. Para os patriotas a cadeia, para os delinquentes sob o manto do PT liberdade. Será que vou preso por expressar minha opinião?
Vá ver Zérdirceu e seu capacho ganharam 139 vezes na mega sena como um ex deputado baiano sortudo que o canelau chamava de “gastão” brasileiro.
O Brasil está algemado, começa mas pequenas prefeituras,governos estaduais, judiciário e principalmente governo federal.
A corrupção tomou nosso país.
E para falar francamente não vejo saída alguma.
… e se gritar “pega ladrão” só sobra o Lula o homem mais honesto do mundo.
Quem se atreveria a colocar um real nesse banco ou instituição financeira de ladrão condenado?Só idiota.
O Brasil não pode continuar assim, em mãos criminosas. Nosso povo não pode ser espesinhado, explorado, humilhado, temos de reagir.
Esse é um dos casos que a gente SABE!!! Imagine os que a gente não sabe… Imagine quantos bilhões… quantas contas na Suíça… Ilhas Cayman… Alto clero petista… e os da capa preta… Ali tem segurança financeira para muitas gerações. Dinheiro do pagador de impostos… do infeliz que vota no PT… e do resto de nós que não vota. Saudade do tempo em que os ladroes eram Adhemar de Barros… Maluf… depois vieram os Quércia da vida… Foram até esquecidos… Ladroes de galinha perto da esquerdalha faminta. Que Deus nos ajude.
Vejam como o grupo estelionatário PT nunca saiu do poder.