A empresa de lançamento de foguetes espaciais SpaceX decidiu retirar seus funcionários do Brasil e aconselhou seus colaboradores a não viajarem ao país nem por trabalho nem por lazer. A SpaceX é de propriedade do bilionário norte-americano Elon Musk, o mesmo dono do X, antigo Twitter, e da Starlink.
A informação sobre a retirada dos funcionários da SpaceX foi divulgada nesta quarta-feira, 4, pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal.
Segundo o jornal, a decisão da SpaceX foi motivada pela disputa em andamento entre Elon Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que na última sexta-feira, 30, decidiu suspender as atividades do X no Brasil.
Em um e-mail enviado no final da semana passada, a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell, alertou seus funcionários sobre os riscos de visitar o Brasil.
Saiba mais: Mensagens revelam que Moraes ordenou ‘endurecer’ contra Twitter/X em início de atrito com Musk
A decisão de Moraes de congelar as conta da Starlink, uma subsidiária da SpaceX, para forçar o pagamento das multas impostas ao X foi um sinal de alerta para a empresa.
Bloqueio do X preocupa investidores internacionais
Por causa desse bloqueio muitos investidores estrangeiros decidiram entrar em modalidade de espera.
Saiba mais: Foguete da SpaceX é impedido de decolar pela 2ª vez em 2 meses
O megainvestidor Bill Ackman, da gestora Pershing Square, criticou o que chamou de suspensão ilegal do X no Brasil e alertou para o risco de o país perder investimentos.
“O fechamento ilegal do @X e o congelamento de contas na Starlink no Brasil colocaram o Brasil em um caminho rápido para se tornar um mercado não investível”, escreveu o bilionário em seu perfil na rede social, no último sábado, 31.
Saiba mais: Políticos e influenciadores brasileiros permanecem usando Twitter/X
O megainvestidor também comparou o Brasil à China. “A China cometeu atos semelhantes, levando à fuga de capital e ao colapso nas avaliações. O mesmo acontecerá com o Brasil, a menos que eles recuem rapidamente desses atos ilegais”, alertou.
Na terça-feira, a Starlink informou que estava fazendo o possível para manter os clientes brasileiros conectados.
Saiba mais: Alexandre de Moraes é alvo de notícia-crime na PGR por derrubar Twitter/X
A empresa anunciou ter iniciado recursos legais perante o Supremo Tribunal Federal, chamando a decisão de Moraes de congelar as contas de ilegal. Ao mesmo tempo, a Starlink disse que cumpriria uma decisão que a obrigava a bloquear o acesso ao X.
O consórcio criminoso levará o Brasil à perda de investimentos, perda de credibilidade e fuga de capitais. Essa corja está nos levando para o mesmo precipício que a Venezuela se lançou. Até o discurso do Maduro e do ignóbil Moraes é o mesmo.
Fabiano é um esquerdopata, que com seu viés cognitivo canhoto, não tem neurônios para entender que EM está respeitando a lei-mor do nosso Brasil varonil, que é a Constituição.
Deve ser um assecla do PSOL, PCdoB ou PT.
Parabéns Elon Musk. O Brasil dos patriotas está com você! Espero que todas as empresas multinacionais façam o mesmo.
O Alexandre de Moraes não está seguindo as leis brasileiras. Uma vergonha para os brasileiros essa notícia e a censura imposta.
Não tem retorno, o país é lotado de idiotas, a começar pelo presidiário….
Entre a lei e a ordem, Elon Musk tem que cumprir o que dita nossas leis.
É ridículo brasileiros defenderem Musk, temos que defender nossos interesses.
Também sei que a extrema direita aproveita opiniões de malucos sobre o Moraes para livrar o inelegível da cadeia.
O STF está agindo em conformidade com a Constituição, nenhum malandro quer seja quem for pode agir ao arrepio de nossa Constituição.
Parabenizo o Min Alexandre de Moraes por sua conduta irrepreensível.
Você é louco ou só é burro mesmo??? Sou Advogado, tive aula com o Xandão no curso para o Ministério Público (Damásio) e posso afirmar categoricamente que o que ele está fazendo está totalmente contrário a legislação brasileira. São decisões esdrúxulas suportadas por uma noção de “direito dinâmico” que não existe e que vai contra o direito positivo de base no direito romano que nosso sistema judiciário tem como arcabouço.
EM é um mero caloteiro, incapaz de respeitar simples leis e promover debates responsáveis. Vive e enriquece no caos.
O X caminha para a falência, lotada de fuga de anunciantes e investidores.
Em pouco tempo, algum foguete da SpaceX vai explodir com pessoas dentro.
Todas as outras redes sociais seguem as regras, mas ele não liga para regras, afinal dinheiro compra tudo.
Outro louco desvairado esquerdopata escrevendo besteiras sem analisar o motivo pelo pelo qual se bloqueou o X e a total contrariedade o verdadeiro direito é não à divagação imaginaria de um magistrado.
O ladrão, depois de liberto pelos camadas, terceirizou seu trabalho. O Brasil volta a ser pior e vai ter PIB negativo em breve. Quem duvida?
Cara, eu não gosto do L, mas o B foi tão ruim que é difícil ficar pior do que ele deixou.
Graças ao B temos o L no poder, um país dividido, uma falsa ideia de patriotismo, um custo de vida deturpado e elevado, etc.
Pelo menos escapamos da ditadura que ele queria impor, mas que não teve competência de executar!
A trupe esquerdopata está começando a se infiltrar aqui para escrever besteiras…
Daniel, você por acaso viu o noticiário sobre o PIB do Brasil ?
Eu sei que é odioso fazer o L , mas tiro o meu chapéu para o Lula o cara é fera.
Aceita.
Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida. Fera só se for no mundo do crime é da canalhice.