publicidade
Imprensa

Em gravação com indígenas, Luciano Huck proíbe celular e roupa: 'Mexe na cultura original'

Caso ocorreu em agosto, durante viagem do apresentador da Rede Globo ao Parque Indígena do Xingu, mas bastidor viralizou nas redes nesta quinta-feira, 4

luciano huck x indígenas - capa
Luciano Huck, durante conversa com indígenas no Xingu, em agosto de 2025 | Foto: Reprodução/X/@SiqueiraXBR

O apresentador Luciano Huck, da Rede Globo, passou a ser alvo de críticas nas redes sociais. Nesta quinta-feira, 5, viralizou cena de bastidor da viagem que o comunicador fez com a funkeira Anitta ao Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, em agosto. Na cena, ele aparece produzindo o que deveria ser registrado diante das câmeras. Em determinado momento, sinaliza o interesse em proibir que os indígenas apareçam com aparelhos celulares e com vestimentas que, na visão dele, não fossem tradicionais àqueles povos.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

Receba nossas atualizações

Com pouco mais de um minuto de duração, o vídeo mostra que alguém avisa Huck que um indígena com camiseta amarela estaria sendo gravado. O funcionário da TV Globo pede, então, para que essa pessoa se distancie. “É… tira as roupas.” Na sequência, ele agradece: “Obrigado”. “É, limpa a cultura de vocês aí”, prosseguiu o apresentador.

A solicitação que a cena de bastidor captou contrasta com o material que o comunicador divulgou nas redes sociais. Em 17 de agosto, Huck postou, em formato carrossel em seu perfil no Instagram, 12 fotos da sua ida ao Xingu. Nos registros, o cacique Raoni Metuktire é o único indígena a aparece com camisa — o restante do grupo surge sem esse tipo de vestimenta.

luciano huck x indígenas
Anitta, cacique Raoni e Luciano Huck; ao fundo, indígenas sem camisa, conforme pedido do funcionário da Globo | Foto: Reprodução/Instagram/@lucianohuck

Na sequência, Huck conversa ao pé do ouvido com um indígena que demonstra ser um dos líderes locais. Em determinado momento, o funcionário da TV Globo avisa que está cheio de câmeras. Na sequência, pede para propagar o pedido para que celulares não sejam captados pelas lentes da equipe da emissora.

“Quanto mais celulares vocês aparece [sic], eu acho que menos é a cultura de vocês”, diz o apresentador, conforme o vídeo viral. “Quando aparece [sic] vocês de celular, acho que mexe na cultura original.”

Críticas à postura de Luciano Huck

A divulgação do vídeo fez com que o apresentador fosse alvo de críticas. No Instagram, internautas interagiram com a postagem em que Huck aparece ao lado de indígenas. “E aí, depois que mandou ‘limpar a cultura deles’ na hora da foto deu tudo certo para o seu marketing?”, indagou Jéssica Azevedo. “Conseguiram limpar a cultura?”, ironizou Júlia Medeiros Dantas.

Leia mais:

A postura do comunicador também repercutiu de forma negativa na rede social X. “Incrível como a mídia e muitos que dizem defender e valorizar os povos originários busca adestrá-los e usá-los como fantoches midiáticos”, reclamou João Siqueira.

“Que coisa ridícula”, comentou Henrique Olliveira, que aproveitou para criticar tanto o apresentador quanto a Globo. “Luciano Huck querendo esconder os celulares dos índios para manipular a realidade! Esse teatro patético mostra bem o que é a Globo: mentiras, hipocrisia e manipulação dos fatos. A Rede Globo é uma das coisas mais repugnantes deste país!”

Até o momento, nem a emissora nem o comunicador se manifestaram a respeito do tema.

Leia mais: “Globo e PT: tudo a ver”, reportagem publicada na Edição 250 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. Carlos Soares
    Carlos Soares

    Não entendo a obsessão desses pseudo intelectuais em manter os índios como se fossem atração em um parque temático sobre o ano de 1500.

  2. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    Esses hipocritas querem que os indios vivam no Brasil como viviam 500 anos, deveriam dar o exemplo vivam como viviam os portuguese jo Brasil a 500 anos

  3. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    Usando índio pra programa exótico correr mundo.

  4. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    Ridículo,dando aula de cultura indígena. Eles vão ficar nus e fazer cocô no Rio?

  5. Augusto de Resende Filho
    Augusto de Resende Filho

    Comunista de festim, milionário capitalista, nem sabe o que diz, quer opinar sobre política e cultura, mas é um zero à esquerda.😜

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.