publicidade
Imprensa

Estadão critica uso eleitoreiro da Petrobras no governo Lula

Jornal lembra que a estatal foi dilapidada pelo Petrolão nos governos anteriores do PT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitando uma planta da Petrobras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitando uma planta da Petrobras

Em editorial publicado neste domingo, 26, o jornal O Estado de S. Paulo critica o uso eleitoreiro que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva pretender dar a Petrobras e demonstra temor com a repetição do escândalo do Petrolão, o esquema bilionário de desvio de dinheiro da estatal para campanhas políticas e aliados durante os mandatos de Lula e da sucessora Dilma Rousseff (PT).  

+ Leia as últimas notícias de Imprensa no site da Revista Oeste.

Receba nossas atualizações

“Nos dois primeiros mandatos petistas, o uso da Petrobras como instrumento de política pública foi tão patente que seu plano de investimentos passou a detalhar os efeitos macroeconômicos esperados”, lembra o Estadão.

Agora, com o lançamento na última semana do plano de investimentos da “petroleira petista”, que prevê US$ 102 bilhões para o período de 2023 a 2028, a preocupação se renova, “diante dos sinais emitidos que, invariavelmente, conduzem à utilização da companhia como financiadora de um projeto de poder”.

+ Reunião com Lula teve discussões entre ministros e presidente da Petrobras

Entre os esses sinais preocupantes, o Estadão cita a intenção a intenção de investir em projetos fracassados, como reincorporar bens que estavam à venda, como a refinaria construída em Pernambuco no segundo governo Lula, uma das mais caras do mundo, embora com capacidade bem inferior à de seus pares, ou reinvestir em áreas das quais a Petrobras havia decidido se afastar, como petroquímica e fertilizantes. “A ‘voz do dono’, representada na Petrobras pela parcela de 36,6% do capital em poder da União, transmite um discurso há muito ultrapassado, mas que torna a interferir na empresa”, afirma o jornal.

Estadão: Lula tem pressa em reviver imagens célebres

Lula Petrobras
Lula visita centro de pesquisas da Petrobras em 2007, ao lado do então presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli | Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O que motiva esse retorno às políticas ultrapassada, diz o Estadão, é a pressa de Lula “em reeditar situações que lhe renderam imagens célebres”, como “posar com as mãos lambuzadas do óleo das novas reservas; batizar navios, ainda que não totalmente finalizados, como fez em 2010, ano de campanha presidencial”. O presidente espera “converter essas cenas em votos”, explica o editorial.

Mas depois dessas cenas eleitoreiras, vieram os problemas técnicos, que quase afundaram a Petrobras e o setor. O Estadão fez uma lista: “Navios com inúmeros problemas técnicos e encarecidos pelo modelo de uma indústria sem expertise para enfrentar a concorrência externa; um vácuo de ofertas nos leilões de petróleo que resultou em imenso atraso na produção de petróleo no país; e empresas que haviam sido alçadas de forma artificial à condição de grandes fornecedoras e que acabaram quebrando.”

+ Demitido por corrupção volta a ocupar cargo na Petrobras

E esses, de longe, não foram os únicos problemas. O Petrolão se sobressaiu. “Não é possível que esse mesmo modelo temerário possa ser ressuscitado, sem mais nem menos, como se nada tivesse acontecido”, afirmou o Estadão. Embora a reativação da indústria local, a geração de empregos e o investimento na economia nacional sejam bem-vindos, diz o jornal, é preciso de planejamento e responsabilidade. Mas, “o histórico da Petrobras petista não autoriza otimismo”, lamenta o jornal. 

Leia também: O PT está quebrando a Petrobras. De novo, reportagem publicada na Edição 178 da Revista Oeste.

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. Fernando Anthero
    Fernando Anthero

    O Estadão perdeu toda a credibilidade, há tempo não sabe o que é Jornalismo, deixei de lê-lo há muito tempo

  2. Antonio C. Lameira
    Antonio C. Lameira

    Quem vive de passado é “Museu”, agora é hora de pararem de criticarem o ESTADÃO, façam o que o PT faz bem feito, os inimigos de ontem são amigos hoje EX Geraldo Alkmin, Simone Tebet;… é hora de pararem com essa mesmice de atacarem o jornal e passar o apoia-lo e elogia-lo, façam como o PT.

  3. Route 66
    Route 66

    Esse jornal é tão sujo quanto as mãos do Lule na foto…, quando vi que começou a perseguir o único presidente honesto que tivemos, cortei a assinatura e ficam me enchendo o saco até hoje.

  4. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Eles são corresponsáveis pelo caos que estamos vivendo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.