publicidade
Curiosidades

Aconteceu em 28 de setembro

Conheça alguns fatos curiosos da história do Brasil e do mundo ocorridos neste dia

28 de setembro
Retrato de Herman Melville feito por Joseph Oriel Eaton, gravura do século 19. Imagem/Biblioteca do Congresso dos EUA | Reprodução

Conheça alguns dos principais fatos ocorridos em 28 de setembro na história. Veja algumas curiosidades sobre ciência, história, cultura geral, literatura e — por que não? — política.

Mundo

  • (235) Exilado nas minas da Sardenha, o papa Ponciano renuncia à Cátedra de São Pedro; ele foi o primeiro papa a renunciar;
  • (1238) O rei Jaime I de Aragão conquista a região espanhola de Valência que estava sob o domínio dos muçulmanos;
  • (1542) No dia 28 de setembro, o navegador português João Rodrigues Cabrilho chega ao que é hoje San Diego, Califórnia.

Política

  • (1821) Parte do território da então Nova Espanha passa a pertencer ao Primeiro Império Mexicano, uma monarquia constitucional que teve existência efêmera.

Brasil

  • (1871) O Parlamento do Império do Brasil aprova a Lei do Ventre Livre, que liberta todas as crianças nascidas de escravos;
  • (1885) No dia 28 de setembro, é promulgada a Lei dos Sexagenários, libertando todos os escravos com mais de 60 anos;
  • (1914) No Rio de Janeiro, a então capital federal, é inaugurado o Forte de Copacabana, considerado a mais moderna praça de guerra da América do Sul.
28 de setembro
Cartaz comemorativo à Abolição da Escravidão no Brasil, ocorrida três anos após a promulgação da Lei dos Sexagenários. Imagem/Arquivo Nacional | Reprodução
Ciência & Tecnologia
  • (1889) Reunida em Paris, a Conferência Geral de Pesos e Medidas define o comprimento de 1 metro;
  • (1905) No dia 28 de setembro, Albert Einstein publica a Teoria da Relatividade no periódico científico alemão Annalen der Physik;
  • (1928) Alexander Fleming estuda um mofo alojado no seu laboratório e descobre que ele pode matar bactérias, pouco depois o cientista anuncia a descoberta da penicilina, o primeiro antibiótico da história.
Guerras
  • (1939) Segunda Guerra Mundial: o Cerco de Varsóvia, a maior batalha ocorrida na Polônia no contexto da invasão nazista, chega ao fim.
Mortes
  • (1859) Carl Ritter, geógrafo alemão nascido em 1779. Ritter foi um dos precursores da geografia moderna;
  • (1891) Herman Melville, escritor norte-americano nascido em 1819. Melville não obteve reconhecimento em vida com a publicação de Moby Dick; mas, décadas depois de sua morte, o autor foi considerado um dos principais romancistas dos Estados Unidos;
  • (1895) Louis Pasteur, químico francês nascido em 1822. Amigo pessoal do imperador do Brasil D. Pedro II, Pasteur fez importantes contribuições para as áreas da química e da medicina.

Receba nossas atualizações

“As noites da velhice são sempre insones, como se, quanto mais tempo ligado à vida, mais longe o homem está de algo que pareça a morte”. Herman Melville.

Leia também

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade