A produção industrial recou 0,4% em setembro na comparação com agosto, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quinta-feira, 4, pelo IBGE.
É o quarto mês seguido de retração. Desta vez, o setor de alimentos foi um dos que puxaram o resultado para baixo.
Receba nossas atualizações
O gerente da pesquisa, André Macedo, explicou que o setor teve desempenho ruim devido as condições climáticas, que afetaram a produção de cana-de-açúcar, por exemplo, e a suspensão da importação de carne pela China. “Isso impactou negativamente o setor de alimentos”, disse.
O pesquisador ressaltou que esse cenário é diferente do que ocorre com o setor de metalurgia, que avançou 0,4% em agosto e voltou para o campo negativo em setembro.
“Mesmo com a queda do mês de setembro, que suplantou o crescimento de agosto, o segmento está 8,6% acima do patamar pré-pandemia. Tanto a metalurgia quanto o segmento de produtos alimentícios têm peso importante dentro do contexto da produção industrial e explicam essa concentração de poucas atividades com comportamento negativo”, afirmou.






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.