publicidade
Economia

Ex-BRB cita presidente do União Brasil em conversa com Vorcaro

Menção a Antônio Rueda foi registrada durante tratativas para a compra do Banco Master

Antonio Rueda
Na foto, Antonio Rueda, presidente do União Brasil | Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma troca de mensagens entre o então presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, e o banqueiro Daniel Vorcaro menciona uma reunião com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, durante as negociações de venda do Banco Master.

O diálogo foi extraído do celular de Vorcaro, analisado pela Polícia Federal e pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo a investigação, ele registrava capturas de tela de conversas consideradas estratégicas.

Receba nossas atualizações

Na mensagem, Costa afirma que falou com Rueda e diz que o dirigente gostaria de conversar com Vorcaro. Em seguida, declara lealdade ao banqueiro: “Sempre é sempre mesmo”. Vorcaro respondeu que também seguiria ao lado do aliado na tentativa de viabilizar a operação.

O que diz a defesa de Rueda, presidente do União Brasil

Costa afirmou, por meio de advogados, que as mensagens fazem parte de relações institucionais e que decisões foram submetidas às instâncias de governança do BRB. Já Rueda disse que não comenta diálogos privados e negou relação com Vorcaro além de contatos sociais. A defesa do banqueiro não se manifestou.

No início do mês, foi veiculado que Rueda e o presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI), teriam voado em um helicóptero de Vorcaro. A informação consta em documentos da CPMI do INSS.

O registro aparece em um e-mail enviado em 2 de novembro de 2024 pela PrimeYou, empresa de gestão de aeronaves da qual Vorcaro foi sócio. O assunto da mensagem é “Confirmação de voo – Reserva 18571 – Retorno F1”.

O documento menciona três voos entre o heliporto do Kartódromo Ayrton Senna, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e o Aeroporto de Congonhas no dia seguinte ao envio do e-mail. As viagens ocorreram no fim de semana do GP São Paulo de Fórmula 1.

Negociação fracassada entre BRB e Master

Torre do BRB, em Brasília | Foto: BRB/Divulgação/Tauan Alencar banco master
Torre do BRB, em Brasília | Foto: Tauan Alencar/BRB

À época, BRB e Master negociavam a compra de 58% do banco privado por cerca de R$ 2 bilhões. A operação foi barrada pelo Banco Central, que depois decretou a liquidação do Master.

As investigações mostraram que o BRB adquiriu carteiras de crédito fictícias, em transações que podem ter chegado a R$ 12,2 bilhões. Segundo a PF, há indícios de participação de dirigentes do banco público.

+ Leia mais notícias de Economia em Oeste

A apuração busca saber se Vorcaro contou com apoio político para viabilizar a operação. Outros elementos analisados reforçam a suspeita de conexões em Brasília.

Em depoimentos ao Supremo Tribunal Federal, Vorcaro e Costa negaram irregularidades e divergiram sobre a origem dos ativos investigados.

Leia também: “Vá em frente, ministro”, artigo de Augusto Nunes e Carlo Cauti na Edição 312 da Revista Oeste

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.