publicidade
Brasil

Vídeo: avião bimotor tomba durante pouso na Pampulha

A aeronave realizava um voo de manutenção quando relatou uma falha técnica no trem de pouso à torre de controle

avião pampulha minas gerais aviação
A aeronave privada, fabricada em 2003, tem capacidade para sete passageiros e pertence ao empresário Jorge Landaeta | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um incidente envolvendo um avião bimotor provocou a interdição da pista do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira, 19. De acordo com a administração do aeroporto, sete pessoas estavam a bordo do King Air C90A, matrícula PR-SJL, incluindo tripulantes e mecânicos.

A aeronave realizava um voo de manutenção quando relatou uma falha técnica no trem de pouso à torre de controle. Ninguém ficou ferido no incidente.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O momento em que a aeronave tombou lateralmente durante o pouso foi registrado pelo Globocop, helicóptero da TV Globo.

O voo teve início às 11h20, partindo do próprio aeroporto, sobrevoou Pará de Minas e retornou a Belo Horizonte, onde pousou às 12h32.

As equipes de emergência do aeródromo se mobilizaram imediatamente depois do pouso, e todos os ocupantes conseguiram sair sem ferimentos.

Incidente com o avião provocou a interdição do aeroporto

No início da tarde, a pista permanecia interditada, impossibilitando pousos e decolagens. O terminal opera exclusivamente com táxi aéreo e aviação executiva, sem voos comerciais regulares.

Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro, o avião está em situação regular perante a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade válido até 18 de dezembro de 2026.

A aeronave privada, fabricada em 2003, tem capacidade para sete passageiros e pertence ao empresário Jorge Landaeta.

Em nota ao jornal Por Dentro de Minas, a administração do Aeroporto da Pampulha informou que já iniciou a remoção da aeronave, com autorização do Seripa (Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), e que liberará a pista de pousos e decolagens para operações logo em seguida, depois da conclusão dos procedimentos técnicos e de segurança exigidos.

Leia também: “O inexplicável atraso da matriz de transportes do Brasil”, artigo de Antonio Cabrera publicado na Edição 286 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.