publicidade
Brasil

Justiça Federal manda Receita suspender 6 processos contra Lulinha

Fábio Luís Lula da Silva, primogênito do presidente petista, foi alvo de investigações relacionadas à Lava Jato

Lulinha
Lulinha foi investigado pela Lava Jato por suspeitas de recebimento de repasses milionários da Oi à Gamecorp, uma de suas empresas, entre os anos de 2004 e 2016 | Foto: Montagem/Redes sociais

Em decisão publicada nesta terça-feira, 26, tomada pelo juiz Diego Câmara, da 17ª Vara do Distrito Federal, a Receita Federal determinou a suspensão de seis processos contra Fábio Luís Lula da Silva, mais conhecido como Lulinha, filho mais velho do presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva, todos relacionados à Operação Lava Jato.  

O juiz acolheu a argumentação da defesa de Lulinha. Eles alegaram que a Receita Federal utilizou provas que já haviam sido anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Decisão Justiça Federal, Lulinha
A primeira das oito páginas da decisão do juiz Diego Câmara, da 17ª Vara do Distrito Federal |Reprodução/Justiça Federal

Lulinha foi investigado pela Lava Jato por suspeitas de recebimento de repasses milionários da Oi à Gamecorp, uma de suas empresas, entre os anos de 2004 e 2016, durante os governos do PT.

No entanto, o caso foi transferido para São Paulo e arquivado a pedido do Ministério Público Federal (MPF) após o STF declarar o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) suspeito nos processos envolvendo Lula.

Moro foi quem autorizou as quebras de sigilo da operação que investigou Lulinha.

Leia também: “Projeto de filho de Lula obtém autorização para captar R$ 1,5 milhão do governo”

O advogado Otto Medeiros, responsável pela defesa de Lulinha, afirmou em nota que “além de ficar demonstrado que ele não cometeu qualquer delito (pressuposto do procedimento tributário), as peças informativas que foram usadas pela Receita foram anuladas”.

A defesa argumenta que o crédito tributário exigido carece de suporte jurídico e legitimidade, principalmente após a anulação das investigações pelo STF.

Com a decisão, Lulinha não será cobrado por eventuais pagamentos à União relacionados às ações suspensas e terá seu nome retirado de listas de devedores, como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.

Empenho nos negócios

Após a resolução dos processos, o filho do presidente tem se movimentado para voltar ao mundo dos negócios.

Leia também: “Lulinha prepara retorno aos negócios depois da volta do pai à Presidência”

Lulinha está empenhado em buscar um CEO no mercado. O primogênito de Lula pretende voltar a atuar na área de games, que era parte da programação da PlayTV, conforme noticiou o Metrópoles.

Lulinha ganha ação por danos morais

Esta semana, a Justiça de São Paulo condenou o lobista Alexandre Paes dos Santos a pagar indenização de R$ 25 mil por dano moral. Em 2006, durante uma entrevista à Revista Veja, Santos chamou Lulinha de “idiota”.

A condenação ocorre à revelia do termo não ter sido publicado, constando apenas na gravação em posse do jornalista.

14 comentários
  1. André Luiz Cumplido de Sant'Anna
    André Luiz Cumplido de Sant'Anna

    O que penso, o que pensa e tem certeza a sociedade brasileira pouco importa diante do PODER DOS CORRUPTOS que mandam neste país.

  2. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    tal carater do pai, é o do filho !! ambos bandidos

  3. Christian
    Christian

    Que perda de tempo ter que ler uma notícia dessas.
    Um nojo…

  4. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Vergonha , como pode termos na nossa justiça um juíz desse que explicitamente favorece a corrupção , bandido , espero que a sociedade de as costas para um canalha desse .

  5. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    Diego do DF, vc é im fdp, corruPTista, vagabundo, escória, bandido, seu nome já está gravado no rol dos que vão morrer, juntamente, com os do STF, STJ, TSE, TCU e todos os corruPTistas e seus aliados na GUERRA CIVIL. NÃO VAI DAR TEMPO DE FUGIR PRA CUBA QUE OS PARIU. SERVE PRA VC TB ZÉ BANDIDO DIRCEU . NOS AGUARDE PRA BREVE.

  6. Reinaldo Martinazzo
    Reinaldo Martinazzo

    Como diz o ditado popular; “o fruto não cai longe da árvore”

    1. Luiz fernando Chalet ferreira
      Luiz fernando Chalet ferreira

      Ler isso na sexta santa é achar que tudo foi em vão

  7. MNJM
    MNJM

    A falta de vergonha na cara dessa quadrilha é inacreditável.
    Pior é a mídia militante, jornalistas imorais que nada noticiam protegendo esse governo nefasto, O filho tem a quem puxar , bandidolatria em família.

  8. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Essa justiça tem que fechar as portas, um lixo, favorece bandidos, ladroes e corruptos.

  9. Jackson Silva Ferreira
    Jackson Silva Ferreira

    Um absurdo atrás do outro e a imprensa nada fala nada, a grande ameaça do Brasil pra eles é Bolsonaro.

  10. OTNIP M. IAVI
    OTNIP M. IAVI

    O mesmo passou com o Exmo veneravel, grande , inigualavel saber juridico e quase um deus Ministro Gilmar Mendes. Gilmar Mendes afirmou ainda que num Estado de Direito “todo cidadão está sujeito a cumprir as obrigações previstas em lei e, consequentemente, está sujeito a regular atuação de fiscalização de órgãos estatais”.

    “O que causa enorme estranhamento e merece pronto repúdio é o abuso de poder por agentes públicos para fins escusos, concretizado por meio de uma estratégia deliberada de ataque reputacional a alvos pré-determinados”, escreveu o ministro.

    O documento afirma que o suposto crime de tráfico de influência atribuído a Gilmar Mendes e sua mulher “normalmente se dá pelo julgamento de ações advocatícias de escritórios ligados ao contribuinte e seus parentes, onde o magistrado ou um de seus pares facilita julgamento”.

    De acordo com o documento da Receita Federal, Guiomar Feitosa Mendes recebeu valores de distribuição de lucros e dividendos de um escritório de advocacia – não identificado – nos anos de 2014 e 2015, segundo Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, sem a devida correspondência na Escrituração Contábil Fiscal do estabelecimento.

    Ainda de acordo com o órgão, é necessário apurar se houve efetiva prestação de serviços pela mulher do ministro, já que ela teria recebido parte dos lucros.

    1. Marcus Magalhães
      Marcus Magalhães

      Verme carniça putrefato do lula é mestre em corromper tudo por onde passa judiciário, parlamento imprensa reitores de universidades tudo vendido.

  11. David Souza Silva
    David Souza Silva

    A bandalheira está solta.
    Viva a safadeza, viva….

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.