publicidade
Brasil

Frente fria traz tempestades e alívio do calor

A Região Sul do Brasil vai ser a mais impactada com queda nas temperaturas

Frente fria traz tempestades que podem causar alagamentos
Vista de ponto de alagamento na Avenida Ibirapuera, altura do cruzamento com a Avenida Jamaris, ao lado da Estação Moema do Metrô | Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Uma frente fria formada no último sábado, 15, na costa do Uruguai desloca-se para o Sul do Brasil nesta terça-feira, 18. O fenômeno traz tempestades e alívio temporário para o calor intenso que tem afetado a região.

Segundo o site Meteored, desde o último sábado, o sistema avança e provoca chuvas significativas, especialmente no Rio Grande do Sul. No Estado, algumas áreas já enfrentaram transtornos por causa do alto volume de precipitação.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Dados das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que cidades como São Vicente do Sul (RS) e Campo Bom (RS) registraram os maiores acumulados de chuva, com 132,4 mm e 105 mm, respectivamente, nas últimas 72 horas.

Espera-se que a passagem dessa frente fria traga uma queda acentuada das temperaturas para esta terça-feira no Sul do país.

Ao mesmo tempo, há um aumento no risco de tempestades e chuvas intensas na região. Os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão sob alerta, com avisos de tempestades emitidos pelo Inmet. A previsão é que a frente fria continue a atuar na região nos próximos dias.

Frente fria sobre bloqueio no avanço para outras regiões

No entanto, o avanço para o Sudeste e o Centro-Oeste está sendo dificultado pela presença de um sistema de alta pressão, que impede a progressão da frente fria. O fenômeno resulta em chuvas recorrentes no sul do Brasil.

Na madrugada de terça-feira, o modelo da Meteored prevê riscos de temporais na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas entre Criciúma (SC) e Três Passos (RS).

Embora a nebulosidade aumente em toda a região, a probabilidade de chuvas fortes é mais elevada em algumas áreas. À medida que a tarde se aproxima, as chuvas devem se espalhar, o que afeta o Paraná e Mato Grosso do Sul.

A probabilidade de chuvas intensas é maior no leste do Paraná e em Santa Catarina. No extremo sul de São Paulo e no oeste de Mato Grosso do Sul, também há possibilidade de precipitação.

Anomalia de temperatura horária para a tarde de terça-feira (18).
Anomalia de temperatura horária para a tarde de terça-feira — 18/2/2025 | Foto: Divulgação/Meteored

Em Santa Catarina, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, o acumulado entre segunda-feira e terça-feira pode superar 80 mm, o que exige atenção redobrada dos moradores.

Enquanto isso, a Zona de Convergência Intertropical continua a influenciar o clima no Norte e no Nordeste, com precipitações moderadas. Estados como Acre, Rondônia e Amazonas estão sob alerta laranja.

A faixa entre o Rio Grande do Norte e Maranhão apresenta riscos de chuvas intensas. Além das chuvas, a frente fria trará um alívio nas temperaturas na Região Sul, com uma massa de ar mais frio sendo responsável por diminuir o calor. Nesta terça-feira, as máximas podem cair mais de 5°C em comparação com o dia anterior.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.