publicidade
Brasil

Dupla é presa por revender produtos contaminados pelas enchentes no RS

Os itens eram de higiene e cosméticos; as autoridades investigam quem facilitou o desvio

A polícia suspeita que a carga foi descarregada por um caminhão no local das prisões | Foto: Reprodução/Polícia Civil do RS
A polícia suspeita que a carga foi descarregada por um caminhão no local das prisões | Foto: Reprodução/Polícia Civil do RS

Um homem, de 44 anos, e uma jovem, de 21 anos, foram presos em flagrante em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, nesta quinta-feira, 20. A dupla teria revendido produtos contaminados, que haviam sido descartados depois das enchentes no Rio Grande do Sul, em maio.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Os itens, que incluíam produtos de higiene e cosméticos, ficaram submersos em uma farmácia inundada. A polícia suspeita que a carga foi descarregada por um caminhão no local das prisões. As autoridades agora investigam quem facilitou o desvio.

O crime gerou indignação nas redes sociais. Os usuários afirmam que os dois se aproveitaram da calamidade pública e da catástrofe climática que afetou o Estado.

Vereador do PT é preso em investigação sobre desvio de donativos depois de enchentes

Não é o primeiro caso de desvio de doações depois das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul. O vereador Filipe Lang (PT), pré-candidato a prefeito de Palmares do Sul (RS), foi preso em flagrante depois de o Ministério Público (MP) e a Polícia Civil encontrarem um revólver irregular em sua residência.

A prisão, no início do mês, ocorreu em meio às investigações sobre o desvio de doações às vítimas das enchentes no município. No local, também foram recolhidos celulares e R$ 15 mil. As informações são do jornal Zero Hora.

A ação foi liderada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em parceria com a Polícia Civil gaúcha, tendo como alvo dois vereadores e um familiar de um deles. Esta foi a segunda fase da operação.

De acordo com a publicação, as buscas também se estenderam a Polon Backes de Oliveira (União Brasil), outro vereador e pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Lang.

Ao todo, a operação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão no centro de Palmares do Sul e no Balneário de Quintão, áreas pertencentes ao município afetado pelas enchentes.

“Tudo indica que foi uma doação para um pré-candidato no próximo pleito”, destacou o promotor Mauro Rockenbach, em nota publicada no site do MP. “Já temos provas de que parte desses donativos foi encaminhada para famílias não flageladas, conforme planilhas apreendidas.”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.